sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pulando, pulando até chegar ao Céu...



Como nosso blog fala de brincar,não podemos deixar de falar de uma brincadeira muito antiga que nunca sai de moda, passa por geração e geração que é a amarelinha, consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, um desenho que pode ser quadrados ou retângulos e no topo o céu em formato oval.

Tira-se na sorte quem vai começar, inicialmente na casa de número 1, em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.

Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo,ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.




Juliana Ribeiro
Referência


terça-feira, 17 de abril de 2012

Música



A música estimula na criança momentos de imaginação, descontração, estimula a fala, o ritmo, a lateralidade e dentre tantas as possibilidades de se desenvolver com essa dupla é indispensável lembrar o prazer que nós, seres humanos, independente da faixa etária ficamos livres ao interagir com ela.

Como dica escolhemos a música de Toquinho Aquarela, mas e você? Qual a música que te faz dançar? Qual a música que te faz feliz? Qual a música que te faz brincar?

Qual a música?

Gabriela Dal Bianco


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vamos Pular Corda?

Que criança nunca pulou corda?

Pular corda vai muito além do exercício físico, é uma diversão, uma forma de criar novas amizades e aprender coisas novas.

Podemos pular corda de várias maneiras:

  • Sozinho;

  • Com duas pessoas batendo e outra pulando;

  • Como um relógio;

  • Cobrinha, entre outros. 

     

    Pular corda além de muito divertido trabalha os movimentos da criança, ajudando em seu desenvolvimento psicomotor.

    A criança acaba tendo percepção de tempo, espaço e movimento.

    Pular corda é bom de mais, se você nunca pulou quando criança que tal pular agora com seu filho ou seus alunos?


    Marcela Silva